Foto: Biota / Milton Rodrigues

Um filhote de baleia da espécie cachalote foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (14), na praia do Miai de Baixo, em Coruripe. Com quase três metros de comprimento, o animal não pôde ser removido por biólogos do Instituto Biota de Conservação.

De acordo com o biólogo Bruno Stefanis, foram coletados materiais biológicos para identificar a causa da morte. Um GPS foi marcado no local para futuro resgate da ossada após a decomposição.
A espécie é comum em todo o litoral brasileiro, mas seu encalhe é incomum.
Participaram da ação membros do Biota do Instituto de Meio Ambiente (IMA) e o Inham – uma Organização Não-Governamental (ONG).

cachalote ou cacharréu, é o maior dos cetáceos com dentes bem como o maior animal com dentes actualmente existente. Mede até 18 metros de comprimento. Este cetáceo tem, como característica distintiva, o facto de possuir, na cabeça, uma substância cerosa de cor leitosa: o espermacete. A enorme cabeça e a forma distintiva do cachalote, bem como o seu papel na obra Moby Dick de Herman Melville, levaram muitos a descreverem o cachalote como o arquétipo de "baleia" por excelência, mesmo que ele não possa ser considerado uma baleia. O cachalote foi caçado nas águas dos arquipélagos portugueses da Madeira e Açores até 1981  e 1984 respectivamente.

Por: Redação com Alagoas24horas